Atualizações da Semana
Atualização 60, 21/04/2020

Queda na Arrecadação dos Estados e Municípios (Afonso)

Queda na Arrecadação dos Estados e Municípios (Afonso)
Queda na arrecadação de estados e municípios deve ser expressiva nos próximos meses, com participação de José R. Afonso, no Jornal das Dez (4/2020)
"A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus pegou a maioria dos estados com uma situação fiscal frágil. Em alguns casos bastante crítica. Na classificação do Tesouro Nacional, apenas uma unidade da Federação, o Espírito Santo, tem nota máxima quando o assunto é capacidade de pagamento, ou seja, menor risco de calote..." Link: https://glo.bo/3bqAei3

Tributação 4.0 (IDP et al.)

Pré-lançamento Tributação 4.0 - Conversa com autores - Evento promovido pelo IDP, FGV, Almedina entre outros, ocorrerá no dia 22 de abril de 2020, às 10h. Transmissão ao vivo. Acesse: https://zoom.us/j/537913926 ou pelos canais do YouTube do IDP, da ABDF e da editora Almedina.
"Segunda mesa - Pré-lançamento da obra Tributação 4.0
Quais os desafios que a tributação do futuro traz para reforma tributária no Brasil?
Essa é a discussão da segunda mesa de lançamento da Obra Tributação 4.0, com a presença dos autores:  Fernando Rezende (RJ), Heleno Taveira Torres (SP), Daniel Corrêa (BSB), Lais Khaled Porto (RJ), Luciano Felício Fuck (BSB), Thaís Ardeo (RJ), Bernardo Motta (RJ); com os convidados especiais: Dep. Aguinaldo Ribeiro e Dr. Gustavo Brigagão, sob a coordenação do prof. Dr. José Roberto Afonso e da prof. Dra. Hadassah Laís Santana.
Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IDP: https://www.youtube/idponline.
Mais informações ver anexo.

10 Propostas Tributárias Emergenciais (Sindfisco Nacional et al.)

10 propostas tributárias emergenciais para o enfrentamento da crise provocada pela Covid-19 proposta elaborada por entidades representativas de Auditores-Fiscais da Receita Federal, dos Fiscos dos Estados e Distrito Federal, e dos Municípios.
"As propostas apresentadas a seguir representam opções no campo tributário para o enfrentamento da crise econômica e fiscal, desencadeada pela calamidade de saúde pública que estamos enfrentando – a pandemia da Covid-19. O grande desafio do Estado brasileiro será conciliar o aumento expressivo de demandas da sociedade com a inevitável queda de arrecadação, fruto da abrupta redução da atividade econômica.."

Prejuízo do Lockdown Endógeno (Conti)

O imenso prejuízo do Lockdown Endógeno por Thomas Conti (4/2020).
 “Se crises econômicas em geral já são eventos raros e únicos o suficiente para impedir a construção de uma teoria econômica de aplicação geral sobre eles, pandemias como esta do coronavírus são ainda mais raras. Economistas foram pegos desprevenidos e com muito pouco já pronto para oferecer em uma situação dramática como essa. Modelos mais sofisticados têm sido criados no último mês, porém nenhum deles está por trás da curva mais suave de recessão no cenário de pandemia descontrolada acima...”

Covid-19 x Novos Instrumentos BC (Campos Neto)

Conferência telefônica com senadores - Combate aos efeitos da Covid-19: Novos instrumentos para o BC por Roberto Campos Neto (4/2020).
"Atuação da autoridade monetária
Para evitar disfuncionalidades e assegurar a confiança nos mercados, as medidas do BC visam a: 1) Manter o sistema bancário líquido e estável, para fazer frente aos desafios que se apresentam; 2) Garantir um sistema capitalizado, para que o canal de crédito continue a funcionar com normalidade; 3) Oferecer condições especiais para que bancos possam rolar as dívidas dos setores afetados pela crise - monitorando os créditos que saírem do SF, com o intuito de evitar eventuais contágios..."

Coronavírus Como Game Changer (Borges et al.)

 Debate ao vivo do CEBRI Online “"O coronavírus como game changer: perspectivas da política externa brasileira”, com José Pio Borges, Presidente do Conselho Curador do CEBRI, Fernando Henrique Cardoso, Presidente de Honra do CEBRI e Marcos Azambuja, Conselheiro Emérito do CEBRI.

How Digital Investment can Help the COVID-19 (Stephenson & Sen)

How digital investment can help the COVID-19 recovery by Matthew Stephenson and Nivedita Sen published by World Economic Forum (4/2020).

"COVID-19 has changed the way we live and work almost overnight. Analysts are struggling to keep pace with the impact on economies, sectors and firms. One thing that we already know, however, is that this crisis is accelerating an already growing trend towards digitalization.
From virtual meetings to automated factories, online orders to drone delivery, digital services are growing in importance, permeating an increasing number of sectors and activities. Digitally agile firms are adapting to the ongoing crisis more successfully, and others are rapidly skilling up in response to challenges to their business models..."

Covid-19: Perspectivas (otimistas) para o Brasil (Soares)

Covid-19: Perspectivas (otimistas) para o Brasil por Murilo Rodrigues da Cunha Soares (2020).

“Não há dúvidas: se algum país do mundo pode sair da crise do Covid-19 substancialmente melhor do que os demais, este país é o Brasil. Conspiram a nosso favor até mesmo algumas anomalias, circunstanciais ou permanentes, da nossa realidade. Urge, no entanto, fazermos com que todos – brasileiros e estrangeiros, dos mais simples cidadãos aos mais sofisticados investidores – despertem para esse fato. Urge lembrarmo-nos e lembrá-los do que já fomos e ainda somos capazes. Urge conceber um plano global de combate aos efeitos do Coronavírus e, com isso, dominarmos as expectativas sobre nossa atuação contra a crise e sobre a situação do País ao final do processo...”

Menos Globalização (Fraga)

Armínio descreve o pós-crise (mas tome um Rivotril antes) publicado no Brazil Journal (4/2020).
"Armínio Fraga acha que a pandemia vai deixar um legado nefasto.
'Vamos viver num mundo onde vai haver menos globalização - ou desglobalização - menos coordenação, mais populismo, mais autoritarismo e mais nacionalismo', o sócio da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central disse numa conversa com investidores do Itaú..."

Países Europeus x Matéria de Distanciamento Social (Medici)

O que os países europeus estão fazendo em matéria de distanciamento social? por André Cezar Medici publicado no Monitor de Saude (4/2020).
 
"Na ausência de vacinas e remédios eficazes para tratar da pandemia do Covid-19 até o momento, o distanciamento social tem sido (quase consensualmente) considerado como a forma mais adequada de enfrentar a pandemia por propiciar um menor número de mortes e, como vimos na última postagem deste blog, reduzir as consequências de longo prazo na profundidade e extensão da crise econômica que emergirá em 2020 e, eventualmente, nos próximos anos..." 

logo-jrra
twitter facebook linkedin 
Copyright © 2020 Portal de Economia José Roberto Afonso, Todos os direitos reservados.
Você está recebendo este e-mail porque se inscreveu na lista de e-mails do Portal de Economia.