JRRA Informativo
ASSUNTOS SOCIAIS
1812
19/07/2019

Política Social Negativa (Kerstenetzky)

Sem coração, nem cabeça: A política social negativa de Paulo Guedes por Celia Lessa Kerstenetzky. "...No país das desigualdades extremas, não seria má notícia redirecionar o capital público, pelo menos parte dele, para esquemas de democratização de capital que não significam 'estatização'. Tudo isto requereria apreço pelo conhecimento do estado da arte da política social, além de disposição para o debate público..."
Leia mais

Contas do SUS (Min. Saúde & FOC)

Contas do SUS na perspectiva da contabilidade internacional: Brasil, 2010-2014 publicado pelo Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (2018). "A formulação de políticas de saúde, o acesso aos serviços, a eficiência de padrões alternativos de uso de recursos e a avaliação da estrutura geral do setor saúde são objetivos que exigem a pronta disponibilidade de indicadores estatísticos econômicos na esfera da saúde..."
Leia mais

Fundeb (Afonso & Castro)

Fundeb: o que queremos, ou o que precisamos? por José R. Afonso e Kleber Pacheco de Castro publicado por Conjuntura Econômica (5/2019). "A questão federativa nunca esteve tão esgarçada com falta de coordenação do governo nacional, com a judicialização das principais decisões e, sobretudo, com uma crise financeira dos governos estaduais que transcendem os efeitos da recessão ou a má gestão..."
Leia mais

Área da Saúde (Bremaeker)

Recursos para a área da saúde em 2017 por François E. J. de Bremaeker publicado pelo Observatório de Informações Municipais (12/2018). "O estudo objetiva analisar para uma amostra de 5.310 Municípios que apresentaram informações à base de dados da Secretaria do Tesouro Nacional as fontes de recursos e as despesas efetuadas na função saúde."
Leia mais

Aritmética da Solvência (SPE)

A aritmética da solvência: Previdência Social e (des)equilíbrio fiscal por SPE (3/2019). "...Para o bem ou para o mal, o orçamento público é um dos objetos que, assim como a cultura e as tradições, une a todos: os mortos, os vivos e os vindouros. A má notícia, para nós que estamos vivos, é que a realidade dessa aritmética, por muito tempo ignorada, nunca esteve tão nítida. A solvência do Estado está ameaçada."
Leia mais
facebook twitter 
Obrigado por ler nosso informativo. Achou interessante? Repasse para seus contatos.