JRRA Informativo
BRASIL FUTURO
1674
03/07/2018

Visão 2035: Brasil, país desenvolvido (BNDES)

Visão 2035: Brasil, país desenvolvido publicado pelo BNDES (2018). "O cenário básico pressupõe que o país foi capaz de realizar as tarefas necessárias para destravar o seu desenvolvimento e teve um crescimento médio do PIB de 2,8% ao ano. O patamar intermediário considera que conseguimos potencializar nosso desenvolvimento, adotando medidas capazes de gerar um salto significativo da produtividade do trabalho e do capital..."
Read more

Por um BNDES Relevante (IEDI)

Por um BNDES relevante publicado na Carta IEDI que volta ao tema do financiamento de longo prazo e do investimento privado no Brasil, a partir do trabalho de João Carlos Ferraz (2018). "Este trabalho não trata do BNDES do passado ou do presente, mas do BNDES do futuro. Qual deve ser sua contribuição para a evolução do país, a partir do seu estágio de desenvolvimento e em meio a transformações importantes na economia real (no Brasil e no mundo)?..."
Read more

Economic Liberalization (Gonçalves)

Economic liberalization and the fallacy of post-neoliberalism in Latin America by Reinaldo Gonçalves (3/2018). "...At  issue is the extent to which actual economic changes have accompanied shifts in ideological narratives and political processes. The empirical evidence is conclusive insofar was only a minority of countries actually experienced falling economic liberalization."
Read more

Bancos de Desenvolvimento (Ferraz)

Por quê bancos de desenvolvimento? por João Carlos Ferraz (2/2018). "Porque corrige falhas de mercado; Porque pode encarar missões (longo prazo/infraestruturas, inovação, novos desafios/meio-ambiente, MPMEs...); Porque no ciclo, antecipa, dá empuxo, mitiga crise; Porque apoia estratégias geopolíticas como internacionalização de empresas e financiamento do desenvolvimento..."
Read more

Bancos Tesouro x Desenvolvimento (Afonso)

Menos banco do Tesouro e mais do desenvolvimento por José R. Afonso publicado na Revista Conjuntura Econômica (7/2016). "A análise sobre as relações financeiras entre Tesouro Nacional e BNDES no período pós-crise revela que ocorreu uma drástica mudança nas política e práticas, inclusive com o banco se transformando numa mera agência financeira do Tesouro, em particular no caso do principal …
Read more
facebook twitter
Obrigado por ler nosso informativo. Achou interessante? Repasse para seus contatos.